Sign In

GUIA DE CRÉDITO CONSCIENTE

Futuro: Parte 2

CDB e RDB

O comprador pode emprestar dinheiro ao banco em troca do pagamento desse valor somado as taxas de juros. São duas modalidades de renda fixa.

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário) têm diferenças. No primeiro, é possível negociar o seu vencimento, o que causa a perda de rentabilidade, já no segundo, é inegociável e também intransferível, sendo mais rígido. Nas duas aplicações são cobrados IR (regressiva), quanto maior for o tempo de aplicação, menor a alíquota e também há cobrança de IOF nos primeiros 30 dias.

Vantagens:

- Baixo risco.

- Cobertura do FGC para até 250 mil reais por CPF.

Desvantagens:

- RDB não oferece liquidez, é melhor apenas para longo-prazo.

- CDB se retirado antes do prazo pode comprometer o rendimento.

- Cobrança de IR.

- Em alguns casos cobrança de IOF.



Previdência Privada

São fundos de investimentos que podem ser considerados mais conservadores. Você investe mais em renda fixa ou em renda variável para formar o fundo. Além disso, é uma aplicação de longo prazo, onde você pode complementar o que já tem no sistema do (INSS), ou juntar dinheiro para projetos futuros.

Existem duas modalidades: o PGBL é indicado para pessoas que declaram o Imposto de Renda de forma completa e o VGBL é para pessoas que fazem a Declaração simplificada do IR. Há a perspectiva de isenção do IR da renda anual tributável em PGBL, o que transforma o investimento em uma estratégia tributária em longo prazo, pensando sempre no maior rendimento do dinheiro.

Vantagens:

- Isenção de até 12% da sua renda anual tributável em PGBL.

- Afastamento de come-cotas.

- Capacidade de portabilidade.

- Possibilidade de utilizar a aplicação como ferramenta de planejamento familiar, pois com a morte do portador, o benefício é enviado aos beneficiários que foram indicados previamente sem que esteja no inventário.

- Investimento em fundos de gestoras excelentes a um valor introdutório mais baixo.

- Os fundos de Previdência Privada não fecham para captação.

Desvantagens:

- A liquidez é diária. O resgate só pode ser feito de 60 em 60 dias.

- Há taxas de administração e carregamento.

 


 

 




Renda Fixa x Renda Variável

Renda fixa é um investimento cuja forma de cálculo é conhecida no momento da aplicação. Pode ser pré-fixada (o valor dos rendimentos são conhecidos na hora em que você realiza a aplicação) ou pós-fixados (o valor dos juros é conhecido apenas no momento do resgate, pois pode ser indexada em fontes de variação como SELIC, CDI e CDB). Os investimentos de renda fixa são menos arriscados e são melhores para os investidores mais conservadores. Ex: Caderneta de Poupança, Títulos Públicos, Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Fundos de Renda Fixa e Debêntures. A renda variável é um investimento cuja fórmula de cálculo não é conhecida na hora em que você aplica o dinheiro, porque ela pode variar de acordo com o mercado. Esses investimentos são mais ousados e recomendados para quem gosta de se arriscar. Ex: Fundos imobiliários e ações. 


Emissão De Boleto

Aproveite para gerar o boleto que precisa