Ações
Você pode adquirir o menor pedaço de uma empresa que pode ser comprado. Dessa forma, você se tornará sócio da companhia e terá sua participação de acordo com a quantidade de ações compradas. Existem muitas formas de agir no mercado de ações.
Todas as ações das empresas são negociadas nas Bolsas de Valores por mediação das corretoras, no qual os preços são definidos pela oferta e demanda. Os acionistas que investem em ações podem ganhar dinheiro de acordo com os ganhos dos dividendos, que são calculados segundo o lucro das empresas ou vendendo ações que são valorizadas.
Vantagens:
-Tem potencial de alto retorno.
- Retorno em longo prazo.
Desvantagens:
- Há um alto risco
- Você pagará taxas de administração, custódia e carregamento.
- É necessário investir quantias maiores que R$1.000,00 em média.
Fundos de Investimento
É a junção de vários investidores, cotistas, que dividem recursos com o objetivo de maximizar os lucros e baixar os riscos. Um gestor especializado administra esses bens e divide os lucros proporcionalmente aos investimentos dos cotistas. Neste caso, o investidor não tem que se preocupar com as oscilações do mercado.
Há sete categorias de fundos de investimento: curto prazo, referenciados, renda fixa, ações, dívida externa, dívida interna, cambiais e multimercados.
Vantagens:
- Facilidade e simplicidade.
- Riscos menores.
- Diluição de custos.
Desvantagens:
- Pagamento de taxas de administração.
- Em alguns casos pagamento de taxa de performance.
- Em alguns casos cobrança de IOF.