Sign In
GUIA DE CRÉDITO CONSCIENTE
Dívidas: Parte 1

  • Passo 1 - Controle

É interessante organizar todas as suas dívidas, analisar os valores que ainda não foram pagos e quais os juros cobrados em cada uma cada delas. Lembre-se, também, de deixar sua família ciente sobre o momento de recuperação pelo qual você está passando. 


  • Passo 2 - Elimine

Não basta pagar dívidas, é preciso aplicar uma redução em despesas essenciais, como moradia e transporte ou supérfluas, como cinema, bares, restaurantes, entre outras. O ideal é frequentar espaços de lazer gratuitos, substituir os produtos que costuma consumir por marcas mais baratas e optar por uma alimentação mais saudável e caseira.

 Há desperdício? Sabe quando você contrata um plano de academia e quase não vai? Ou assina um pacote de TV e telefonia que você mal usa? Não seria melhor cancelar esses serviços e guardar o dinheiro para quitar suas dívidas? 


  • Passo 3 - Renegocie

Pense em quanto poderia pagar mensalmente para quitar seus compromissos, desde que tal valor não comprometa seu orçamento. O próximo passo é entrar em contato com seus credores e negociar, expondo seu limite mensal para aquele compromisso.  

Posso pagar quanto? Uma média ideal, não apenas para o pagamento de dívidas, mas para planejar quando adquiri-las, é considerar um máximo de 30% da sua renda. Qualquer valor maior poderá comprometer suas finanças.


  • Passo 4 – Amplie

Já pensou em vender doces, fazer artesanatos ou usar alguma habilidade técnica para prestar serviços fora do horário de trabalho? Não? Então, caso queria quitar suas dívidas mais rápido ou precise complementar sua renda, considere! São fontes alternativas que podem ajudar muito, inclusive a realizar aquele sonho. Em último caso, avalie a viabilidade de alugar ou vender algum bem, principalmente os que demandam um alto custo de manutenção. 





Dívidas quitadas? Comemore!

Com o fim das dívidas, celebre! Agora é importante ter consciência e planejamento na hora de controlar os novos gastos.




Emissao De Boleto

Aproveite para gerar o boleto que precisa